Construir ou reformar do zero exige planejamento e um acompanhamento profissional, pois assim, problemas e gastos desnecessários são evitados. Isso também traz mais segurança e comodidade ao proprietário e aos envolvidos na obra ou na construção.
Confira o que é um projeto arquitetônico, suas etapas e outras vantagens que ele traz para a arquitetura residencial.
Índice
- O que é um projeto arquitetônico?
- Projeto de arquitetura residencial
- Etapas
- Vantagens
- Prevenção
- Facilidade e segurança
- Economia
- Estética e funcionalidade
- Valorização do imóvel
- Faça o seu projeto de arquitetura residencial com o Studio Meraki
O que é um projeto arquitetônico?
Um projeto arquitetônico tem como função detalhar e especificar todas as etapas de uma obra, seja ela uma reforma ou algo construído do zero. Ele serve como um seguro contra imprevistos e previne os gastos excessivos.
Ele inclui diversos documentos, como plantas, cortes, elevações, especificações de materiais, detalhes técnicos e sobre o orçamento disponível.
Na sua produção, o arquiteto considera o uso do espaço, a funcionalidade do ambiente, a estética, a segurança, o conforto e a viabilidade técnica e econômica, observando detalhes como a ventilação e as instalações hidráulicas e elétricas.
Ou seja, tudo o que corresponde à obra está no projeto arquitetônico, que serve como um guia para todos os envolvidos na reforma ou na construção.
Projeto de arquitetura residencial
No caso da construção de uma casa, o projeto arquitetônico especifica como será o formato da residência.
Como será a disposição dos cômodos, de que material as paredes, o piso e o teto serão feitos, quais cores serão utilizadas, as alterações que o terreno sofrerá, entre outras coisas.
Etapas
O primeiro passo da confecção de um projeto de arquitetura residencial é o de consultar um arquiteto. Nesse encontro, o plano começa a tomar forma, e o arquiteto tem acesso às informações iniciais.
Após esta etapa, o arquiteto inicia a concepção do projeto, possivelmente visitando o terreno ou local da reforma. Durante esta fase, ele explora as oportunidades de design e verifica a conformidade do projeto com o Plano Diretor e o Código de Obras da cidade.
O Plano Diretor define a política de desenvolvimento do município e traz orientações na construção de espaços urbanos ou rurais. Já o Código de Obras da Cidade determina as normas técnicas de todas as construções feitas em uma cidade, com o objetivo de garantir acessibilidade e a prevenção do meio ambiente, por exemplo.
Com todas as informações em mãos, o arquiteto começa a criar uma planta arquitetônica/baixa. Geralmente, o 3D é usado na confecção, pois ele confere uma maior possibilidade na visualização e permite encontrar erros mais facilmente, facilitando o trabalho dos escritórios de arquitetura em São Paulo.
Vantagens
Prevenção
A maior das vantagens de um projeto de arquitetura residencial é a prevenção. Ele não apenas previne os problemas legais e multas, mas também economiza recursos ao minimizar desperdícios e retrabalho durante a construção. Com um planejamento eficiente, arquitetos ajudam a manter cronogramas e orçamentos sob controle, enquanto projetos bem executados valorizam o imóvel e melhoram a qualidade de vida dos usuários a longo prazo.
Facilidade e segurança
Outro fator importante é a segurança e a facilidade que o projeto de arquitetura pode trazer aos construtores e ao proprietário.
Os documentos e o planejamento serão um guia para aqueles envolvidos na construção ou na obra. Caso tenham dúvidas, podem consultá-los e evitar problemas.
Já para os arquitetos, eles saberão como será o resultado final do projeto, podendo pensar na decoração e na disposição dos móveis .
Economia
Ele ajuda a prevenir possíveis gastos extras, evitando complicações com o dinheiro investido. Um trabalho bem feito não necessita retrabalhos e não gera defeitos de execução.
Além disso, ele também economiza tempo. No projeto arquitetônico, prazos são estabelecidos e servem como um parâmetro para saber quanto tempo foi gasto em cada etapa e no projeto como um todo.
Estética e funcionalidade
O projeto de arquitetura residencial é feito com as especificações e as necessidades do proprietário. O arquiteto encontra a melhor maneira de torná-las realidade e de deixá-las funcionais.
Por exemplo, caso o proprietário queira uma casa iluminada pela luz natural, o arquiteto consegue pensar em maneiras de atender a esse pedido. Outro fator é o da escolha de materiais.
Ele também permite que o proprietário planeje a decoração e os móveis, adequando o espaço aos seus gostos e preferências.
Valorização do imóvel
Um projeto de arquitetura residencial bem feito pode aumentar significativamente o valor da propriedade. Afinal, ele segue todas as diretrizes legais e de segurança e houve todo um trabalho de planejamento envolvido na sua confecção.
Faça o seu projeto de arquitetura residencial com o Studio Meraki
Encontre arquitetos em São Bernardo do Campo para fazer o seu projeto de arquitetura residencial. Conte com a equipe do Studio Meraki para tirar o seu sonho do papel.
São documentos que detalham toda a construção ou restauração de uma casa, apartamento, escritório etc. Neles, estão contidas todas as informações necessárias para que os arquitetos, os engenheiros e os construtores tornem o projeto realidade.
Após trazer o seu projeto para o Studio Meraki, nossa equipe vai começar a montar a sua residência através das plantas, dos cortes, das elevações, e de outros aspectos, como o investimento, estipular os prazos e a escolha correta dos materiais.