Como escolher a iluminação certa | Studio Meraki

Como escolher a iluminação adequada?

A iluminação pode impactar a perspectiva sobre um lugar, seja ele um estabelecimento ou na própria residência. Ela também pode causar problemas de saúde. Muitas vezes, a iluminação escolhida não é adequada e nem segue as regras impostas.

Saiba como escolher a iluminação adequada para o seu negócio e para cada cômodo da sua casa e como um escritório de arquitetura pode ajudar nessa escolha. 

Índice

  • Tipos de lâmpada
  • Entendendo um pouco mais sobre lâmpadas
  • Casa
  • Cozinha
  • Dormitórios
  • Sala de estar
  • Escritório
  • Consultório
  • Escolha a iluminação adequada para o seu lar e negócio com o Studio Meraki

Tipos de lâmpadas

  • Incandescente – o tipo de lâmpada mais usada. Emite luz em todas as direções.  Não são as mais eficientes em termos energéticos: menos de 10% da energia consumida é convertida;
  • Fluorescente – compacta, ela produz calor e sua vida útil pode reduzir quando elas aparecem em luminárias de vidro ou globo, pois a ventilação é limitada. Sua vida útil também é reduzida quando é ativada e desativada com frequência, e isso é visível quando ocorrem tremulações ou um pequeno atraso cada vez que é ligado. Emite luz em todas as direções.
  • LED – sigla para diodo emissor de luz. São mais eficientes em termos energéticos. Ela emite pouco ou nenhum calor e usa 6-8 watts de energia para produzir o mesmo brilho que uma lâmpada incandescente de 60 watts padrão. Eles duram cerca de seis vezes mais que as lâmpadas fluorescentes compactas e mais de 30 vezes mais que as lâmpadas incandescentes. A luz dos LEDs são direcionais. 

Entendendo um pouco mais sobre lâmpadas

O segundo passo para saber como escolher a iluminação é entender um pouco mais a fundo sobre lâmpadas. O Watts (W), é a potência, ou seja o quanto a lâmpada gasta de energia. Por exemplo: entre uma lâmpada de 25W e 45W, a segunda opção é a que mais gasta energia, e, portanto, a que deixa a conta de luz mais cara.

O valor em watts das lâmpadas de LED é menor que a das incandescentes.

Outro sistema de medida é o UGR, ou Índice de Ofuscamento Unificado, que quantifica o ofuscamento. Ele varia numa escala de 10 a 30, e quanto mais baixo o valor, menos ofuscamento há.

A luminância (lux) é a relação entre fluxo luminosos com a área do ambiente. Já o K representa o sistema de medição Kelvin, que indica a temperatura da cor da luz. Quanto maior o valor, mais azulada é a luz, e quanto menor, mais amarelada. 

Nos cômodos da casa

Cozinha

Pelo manuseio de objetos cortantes e o possível risco de queimaduras, a cozinha necessita de muita luz. Uma luz mais clara é de cerca de 5.000 a 10.000 lúmens. Como também é um ambiente muito utilizado, a opção de lâmpadas LED é mais adequada. Elas podem vir em luminárias suspensas ou embutidas, além de que se sua instalação acontecer na marcenaria, auxiliam no preparo da comida, tornando mais fácil o processo. 

Sala de estar ou jantar

Geralmente, esses ambientes são mais agradáveis com uma iluminação mais baixa, então lâmpadas com temperaturas de cor mais quentes oferecem uma iluminação suave e acolhedora. 

Recomenda-se também uma luz indireta próxima da TV, pois assim, não há riscos de a iluminação prejudicar a visão da tela.

Dormitórios

Para esses locais, o recomendado é evitar lâmpadas com tons frios e luz direta em cima da cama. A exposição à luz azulada antes de dormir pode dificultar o sono.

Quando falamos do quarto de bebê e das crianças, a luz deve ser suave e com a temperatura de cor baixa. Normalmente, utiliza-se a luz amarela e a luz neutra, pois essas opções proporcionam um ambiente aconchegante e, ao mesmo tempo, oferecem uma iluminação adequada para momentos de estudo.

Banheiro

Evite lâmpadas fluorescentes compactas no banheiro. Como as luzes desse cômodo são frequentemente ligadas e desligadas, faz com que as lâmpadas fluorescentes compactas se esgotem mais rapidamente do que o normal. 

Nesse local, a maior preocupação é a iluminação do espelho. Acaba sendo fundamental o uso de luz difusa, posicionada nas laterais ou sobre ele, de tal forma que ilumine o rosto como um todo e não cause ofuscamento. 

Outra recomendação é a de não utilizar lâmpadas focais direcionadas, pois elas marcam todos os detalhes do rosto. A luminária do espelho deve dirigir a luz diretamente para a pessoa e não para o espelho.

Escritório

A Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT) determinou algumas regras sobre Como escolher a iluminação na arquitetura corporativa, ou seja, nos escritórios. Segunda ela, a claridade do ambiente de trabalho deve contar com lâmpadas com intensidade de luz de 500 e 600 lux, isso equivale a duas lâmpadas tubulares fluorescentes de 32 watts.

Cores mais claras, como aquelas voltadas para o branco, estimulam atividades profissionais. O ideal é optar por luzes neutras que proporcionam uma iluminação intensa ou lâmpadas, que oferecem uma iluminação focada e bem direcionada.

Consultório

Como escolher a iluminação de um consultório? Cada ambiente desse espaço pode ter uma necessidade distinta em termos de iluminação. Na recepção, por exemplo, o ideal é uma lâmpada branco-amarelada, proporcionando um ambiente acolhedor e convidativo. 

Já para a parte da clínica, onde acontecem os atendimentos, é essencial que o profissional tenha boa visibilidade e que o paciente se sinta confortável. Para isso, uma iluminação mais fria seria o ideal..

No caso de clínicas, mesmo que haja uma boa insidência de luz natural no local,  é sempre necessário iluminação artificial auxiliar. Porém, se o espaço for fechado e decorado em tons pesados, uma iluminação mais forte será necessária.

Como citado, a ABNT criou uma norma para a iluminação de ambientes de trabalho. Ela é a ABNT NBR ISO/CIE 8995-1 e contém informações em relação à iluminância (quantidade de luz que ilumina e se espalha por um ambiente e está relacionada à forma como os seres humanos percebem o brilho de uma área com iluminação) e ao ofuscamento (sensação visual produzida por áreas brilhantes dentro do campo de visão).

De acordo com a norma, em salas para atendimentos médicos, a luminância deve ser de 500 lux e o índice de ofuscamento máximo, de 16 UGR. Essas são questões bem técnicas, então o melhor é buscar o aconselhamento de um profissional especialista na área.

Escolha a iluminação adequada para o seu lar e negócio com o Studio Meraki

Conte com o Studio Meraki para receber o melhor da arquitetura para agências e onde a sua satisfação é a nossa prioridade. Cada projeto recebe a devida atenção e cuidado da nossa equipe. Entre em contato e agende a sua consulta para conhecer os nossos serviços.

Por que a luz azul faz mal à saúde?

A luz azul violeta é quase inteiramente não filtrada ao passar pelo olho e atinge a retina.

Como o Studio Meraki pode ajudar na escolha da iluminação adequada para o seu projeto?

O Studio Meraki, durante o planejamento, vai analisar a finalidade do seu negócio e escolher a melhor iluminação, assim como para cada ambiente de sua casa. A equipe vai seguir as diretrizes da ABNT para o caso de projetos comerciais.

Como a iluminação impacta a minha percepção de um local?

Um local mal iluminado pode causar uma sensação de desconfiança e até medo, porém, se ele estiver muito iluminado, pode causar dor de cabeça e desconforto nos olhos. Então, a iluminação certa para cada ambiente exige cuidado.

Deixe um comentário